Investidores criam alternativas e exploram softwares financeiros para reduzir perdas

A tecnologia dos softwares chega à bolsa de valores com o objetivo de auxiliar tanto os novatos quanto os mais experientes investidores no ramo de aplicações financeiras. Já existe no Brasil uma empresa representante desses softwares, a MCTrade. Fundada em 2010, é uma empresa de consultoria para o mercado financeiro que representa os mais expressivos softwares do mundo, entre eles o MetaStock, da empresa Thomson Reuters . São softwares de investimentos, que auxiliam tanto os mais experientes investidores, quanto os novatos no ramo de aplicações na bolsa de valores. A ideia de criar a empresa surgiu pela falta de apoio para quem queria investir nessa área, que é muito carente da divulgação de informações mais específicas.

O carro chefe da empresa é o software MetaStock, que tem como grande diferencial o treinamento oferecido em português, quando, na maioria das vezes, para softwares importados, as explicações vêem em língua estrangeira. Com a comercialização do MetaStock, a MCTrade passou a ser uma empresa diferenciada por aplicar os treinamentos em português, podendo transmitir informações claras sobre o produto. "Apresentamos aos nossos clientes a melhor opção em software de apoio ao investidor do mercado financeiro. Desta forma, um maior número de brasileiros poderá fazer parte dessa atividade. Estamos empenhados em popularizar o mercado de ações, investindo cada vez mais no conhecimento, na informação especializada sobre o setor" afirma o diretor-presidente da MCTrade, Marcelo Creimer.

Os softwares que a MCTrade comercializa possibilitam a Análise Técnica e Análise Gráfica, que é uma ferramenta utilizada por investidores profissionais (conhecidos como traders) ou amadores. Isso para proporcionar o estudo de ações individuais e do mercado de renda variável com base na oferta e procura de ativos, que muito se difere do que encontramos habitualmente no mercado, que são os conhecidos home-broker.

O investidor Carlos Andres tem como principal atividade a aplicação na bolsa de valores há mais de cinco anos e há dois anos adquiriu o software MetaStock. "É um programa gráfico muito estável e permite, além de visualização perfeita, uma customização muito grande. No mercado atual, são necessárias ferramentas mais sensíveis para melhorar a percepção das mudanças de tendências, o que é ajudado pelo extenso rol de indicadores do MetaStock. Por tudo isso que acredito que o programa seja importante aos investidores. Também é essencial a possibilidade de criação de outros indicadores mais adaptados ao perfil de cada ativo, junto a análise gráfica convencional", conta Carlos. Para ele, o atendimento da MCTrade é muito satisfatório. "Não existiram perguntas sem respostas, as transações sempre foram muito claras e o suporte é ótimo."

O principal produto da MCTrade, o MetaStock serve como ferramenta auxiliar ao investidor, de maneira bem simples, possibilitando a análise dos três aspectos mais importantes para quem vai investir em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.

"Nenhum sistema é perfeito, mas o software de análise técnica ajuda o usuário a tornar-se um operador de maior sucesso, tirando a adivinhação do caminho e oferecendo uma abordagem metódica e sistemática. Por isso qualquer perfil de usuário pode adquirir o MetaStock", explica o diretor da MCTrade, Marcelo Creimer.

O médico Arllan Cartaxo Alencar é novato no setor de aplicação na bolsa de valores e não tem os investimentos como principal atividade. Mesmo assim decidiu adquirir o software. "Uso o MetaStock há apenas quatro meses e estou muito satisfeito tanto com o programa quanto com o atendimento da MCTrade, que está sempre à disposição para esclarecer nossas dúvidas."

Grandes entidades também se interessam pelo software MetaStock.O banco HSBC, por exemplo, busca oferecer diferenciais aos seus clientes, e aproveitou o gancho da MCTrade para formalizar uma parceria. O resultado disso é que o HSBC irá oferecer o software para seus clientes e a MCTrade ministra os treinamentos em português.

Mais do que oferecer apenas ferramentas, a MCTrade busca oferecer soluções completas para aqueles que se interessam por bolsa de valores, ações e mercado financeiro em geral. Sua principal missão é tornar você um operador de sucesso e disseminar a cultura de investimento, tão defasada no Brasil.